Para aqueles que buscam o controle do peso corporal, é muito comum que a escolha da atividade física seja realizada pensando no seu gasto calórico e em como ela poderá contribuir para o seu emagrecimento.

De fato, existem modalidades e métodos de treinamentos que podem proporcionar maior queima calórica por demandarem mais esforço físico que outros, mas fatores como a afinidade com o exercício e a constância da prática, são fundamentais para que você não desista e comece a colher os resultados.

Com o auxílio da profissional de educação física da Unimed Fortaleza, Carla Gouveia, listamos a seguir 10 exercícios que mais queimam calorias – quando realizados na intensidade adequada -, e seus benefícios. Dessa forma, você poderá escolher o exercício que mais lhe agrada sem abrir mão do gasto calórico desejado.

10 exercícios que mais queimam calorias

  1. Corrida
  2. Pular corda
  3. Lutas
  4. Subir escadas
  5. Treinamento funcional
  6. Futebol
  7. Tennis ou Beach Tennis
  8. Natação
  9. Ciclismo
  10. Musculação

1. Corrida

É excelente para diminuir o estresse do dia a dia e melhorar o condicionamento físico, o foco e a concentração. Correr trabalha diretamente o corpo e a mente.

Antes de iniciar a corrida, é importante progredir corretamente nos exercícios educativos e preparatórios, bem como fortalecer as estruturas corporais para prevenir lesões.

Gasto calórico: a média é de 500 a 900 kcal/hora. Está no topo dos exercícios que mais queimam calorias.

2. Pular corda

Contribui diretamente na saúde cardiovascular. Melhora a tonificação muscular, o equilíbrio e a coordenação. E o melhor é que você pode praticar em casa.

É importante estar atento ao terreno para evitar torções nos tornozelos, além de preparar as articulações corretamente e usar tênis adequados, da mesma maneira que acontece na corrida.

Gasto calórico: a média é de 860 kcal/hora.

 

3. Lutas

As lutas, como boxe, muay thai, judô e jiu-jitsu, trabalham todas as qualidades físicas, melhoram a saúde em geral e exercitam, além do corpo, a disciplina, a boa convivência e o respeito ao próximo.

É importante ter atenção com a segurança do ambiente físico e conhecimento sobre as regras do esporte realizado. Ser acompanhado por um professor/treinador especialista também é fundamental.

Gasto calórico: a média é de 720 kcal/hora.

4. Subir escadas

Além de melhorar a saúde cardiovascular e estimular a circulação, subir escadas é um dos exercícios que mais queimam calorias, além de fortalecer as articulações, a musculatura e os ossos, prevenindo osteopenia e osteoporose.

É uma excelente alternativa para momentos em que realizar exercícios ao ar livre ou fora de casa não seja uma possibilidade. Use calçados adequados na prática deste exercício e mantenha um ritmo que respeite seu limite físico atual.

Gasto calórico: a média é de 700 kcal/hora.

5. Treinamento funcional

Melhora a função corporal total, com foco nos movimentos naturais do ser humano, desenvolvendo habilidades físicas específicas e utilizando o peso do próprio corpo.

Para praticá-lo em segurança, é fundamental reconhecer as limitações iniciais, conhecer os padrões básicos dos movimentos e preparar o corpo para cada um dos exercícios físicos, dispensando movimentos fora do padrão que trazem riscos desnecessários à saúde. Assim como na musculação, também se faz necessária a presença de um professor.

Gasto calórico: a média é de 600 kcal/hora.

6. Futebol

Além de promover a socialização, melhora a capacidade cardiorrespiratória, a agilidade e fortalece a musculatura do corpo inteiro, principalmente a da coluna e a dos membros inferiores.

Assim como em qualquer modalidade, é importante preparar o corpo para evitar lesões, caso não haja costume com a prática.

Gasto calórico: a média é de 580 kcal/hora.

7. Tennis ou Beach Tennis

São exercícios intensos, com alto gasto energético e que, além de proporcionarem benefícios para a saúde física, também ajudam a exercitar o cérebro, pois potencializam os reflexos e o pensamento estratégico. Ótima alternativa de atividade descontraída.

Por serem esportes intensos e que exigem técnicas específicas, é importante seguir as orientações de um treinador especialista.

Gasto calórico: ambos gastam, em média, 580 kcal/hora.

8. Natação

Trabalha o corpo de maneira integral e melhora a saúde física geral, com baixo risco de lesões. É um exercício completo que pode ser feito em todas as idades.

Use os equipamentos básicos da prática e cuide da saúde da sua pele. Se possível, dê preferência ao nado em piscinas salinizadas, uma alternativa às piscinas que utilizam cloro.

Gasto calórico: a média é de 420 kcal/hora.

9. Ciclismo

Assim como a corrida, o ciclismo trabalha o corpo e a mente. É uma atividade de impacto reduzido que promove o bem-estar, a saúde cardiovascular e a tonificação muscular.

Os principais riscos são os relacionados a traumas e acidentes. Por isso, esteja atento durante a condução na rua.

Há ainda a opção do ciclismo indoor, que pode ser feito em academias ou mesmo em casa, para aqueles que estão dispostos a alugar ou comprar uma bicicleta de spinning.

Gasto calórico: a média é de 360 kcal/hora.

10. Musculação intensa ou exercícios com pesos

Promovem aumento da massa magra e diminuição da gordura corporal, além de garantirem melhora na disposição física, na saúde postural e na função cardíaca.

Apesar de ser um dos exercícios que mais queimam calorias, comece com calma. Evitar a sobrecarga e utilizar métodos adequados são fundamentais para garantir os benefícios da prática e prevenir danos. Desta forma, o professor é presença indispensável.

Gasto calórico: a média é de 300 kcal/hora.

Importante: as estimativas de gasto calórico acima não são uma regra. São levadas em consideração algumas variáveis como peso (usamos um exemplo de 70kg), intensidade do exercício e estado de condicionamento de cada pessoa que pratica a atividade.

Segundo estudo publicado em 2020, na Revista Obesity Reviews, esse gasto de calorias não acontece somente durante a prática das atividades, mas podem se estender por até mais de 24 horas após sua execução, dependendo das características do praticante, da modalidade e dos protocolos de treino utilizados.

O segredo não está no gasto calórico dos exercícios

Mais importante que escolher uma modalidade usando o critério da queima de calorias, é encontrar alguma que te agrade e que você pratique com paixão e vontade. É o prazer em praticar atividade física que vai te levar à constância e, consequentemente, aos bons resultados.

Se você está acima do peso ideal ou seu objetivo é melhorar o estilo de vida, a primeira atitude a ser feita é estabelecer uma rotina e dedicar alguns minutos por dia para se movimentar.

Os primeiros passos na prática esportiva podem ser bastante desafiadores, mas dar micropassos e manter a regularidade na realização pode fazer verdadeiros milagres em sua saúde. Por isso, é tão importante pensar no exercício além dos efeitos estéticos que ele traz.

A qualidade dos nossos hábitos, a longo prazo, determina a qualidade de vida em todas as áreas que compõem a nossa existência. Hábitos, como qualquer habilidade comportamental, podem ser treinados, desenvolvidos, aprendidos e inseridos no cotidiano, transformando significativamente nossa forma de viver e os resultados provenientes deste processo.

Busque orientação especializada

Qualquer redução significativa no percentual de gordura corporal somente acontecerá se houver um déficit calórico também na sua alimentação. Caso contrário, é pouco provável que você queime gordura suficiente para alcançar os resultados desejados.

Por isso, antes de buscar pelos exercícios que mais queimam calorias, é essencial fazer um check-up geral, especialmente com um médico, um nutricionista e um profissional de educação física, para conhecer seu estado de saúde física atual, suas limitações iniciais e receber orientações quanto aos exercícios mais indicados para você. Para mais informações, confira aqui como fazer um check-up médico.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com Carla Gouveia, profissional de educação física, mestre em Saúde e especialista em Gestão da Promoção e Assistência à Saúde (CREF 005893-G/CE).

Fonte:https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/movimente-se/exercicios-que-mais-queimam-calorias