Com os avanços da medicina tradicional e funcional, é cada vez mais comum encontrar idosos na faixa etária dos 80, 90 e até 100 anos de idade. Muitos começam a se cuidar somente na terceira idade, mas para garantir uma longevidade saudável o ideal é que os cuidados com nossa saúde física e mental sejam desenvolvidos já na infância e continuem durante toda a vida.

Uma das melhores maneiras de chegar à terceira idade com saúde, bem-estar e qualidade de vida é inserir atividades físicas regulares em nossa rotina. A dica principal é encontrar uma atividade que proporcione prazer e que seja agradável de ser praticada, para que aquele momento não seja visto como uma obrigação, mas, sim, como uma forma de lazer aliada à promoção da saúde.

Se você ainda não conhece a importância dos exercícios físicos para seu corpo e sua mente, neste artigo vou apresentar os 5 principais benefícios que eles trazem para nossa saúde. Acompanhe!

Um breve panorama sobre a população idosa no Brasil

Antes de passar para os benefícios, vamos entender melhor o cenário da população idosa em nosso país. A expectativa de vida no Brasil tem apresentado um crescimento gradativo ao longo das últimas décadas. Somente de 2016 para 2017, os números cresceram de 75,8 anos para 76 anos, o que corresponde a um aumento de 3 meses e 11 dias. Pode parecer pouco, mas para se ter uma ideia maior, a média de expectativa de vida em 1940 era de apenas 45,5 anos.

Com o aumento gradativo da expectativa de vida, o número de idosos também cresce de maneira progressiva. Segundo o IBGE, em 2018, esse grupo representava apenas 13% da população. Já em 2060, a projeção do Instituto é de que a população com mais de 60 anos chegue a 32% do total de brasileiros.

Apesar do aumento na expectativa de vida e no número de idosos no Brasil, a população está cada vez mais sedentária. Segundo a OMS, 46% dos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física de forma regular, o que faz com que nosso país seja o 5º mais sedentário do mundo. É importante destacar que o sedentarismo é um dos principais fatores  de risco para o aparecimento de doenças ligadas ao envelhecimento e um grande inimigo da longevidade saudável.

Principais doenças ligadas ao envelhecimento

Com o envelhecimento do organismo – e, principalmente, sem os cuidados necessários para garantir uma longevidade saudável – muitas doenças podem surgir na terceira idade e afetar nossa saúde física, mental e emocional. As mais comuns são:

  • diabetes tipo 2;
  • osteoporose;
  • doenças cardiovasculares;
  • alzheimer;
  • câncer.

Conheça melhor as principais doenças ligadas ao envelhecimento e saiba como evitá-las.

Como grande parte das doenças são causadas por hábitos de vida prejudiciais, a boa notícia é que muitas delas podem ser prevenidas com a prática de atividades físicas aliada a outros cuidados que garantem uma longevidade saudável.

5 benefícios dos exercícios físicos para nossa saúde

Conheça, os principais benefícios dos exercícios físicos para nossa saúde!

1- Fortalece o sistema cardiovascular

Quando nos exercitamos regularmente, nosso coração passa a trabalhar com mais eficiência e sem a necessidade de fazer um grande esforço. Além disso, as artérias e vasos ficam mais flexíveis, permitindo que o sangue flua melhor a todos os tecidos do corpo. Tudo isso reduz os riscos de doenças cardiovasculares e garante uma melhora significativa em nossa saúde.

2- Fortalece a memória

A prática de exercícios regulares promove uma melhora na nossa capacidade cognitiva ao estimular o desenvolvimento de novas células e manter a integridade do sistema cardiovascular, ajudando a proteger nosso cérebro e preservar a memória e as habilidades de pensamento.

3- Combate doenças crônicas

Quem se movimenta de forma regular apresenta uma melhora nos níveis de HDL – conhecido como colesterol bom – além de controlar a taxa de açúcar no sangue e evitar o aumento da pressão sanguínea. Dessa forma, é possível evitar uma série de doenças crônicas e minimizar os sintomas do quadro, caso a condição já tenha se desenvolvido.

4- Melhora a saúde mental

Durante a prática de exercícios físicos, nosso corpo libera endorfina – uma substância que promove sensação de felicidade e bem-estar – ajudando a intensificar nosso humor de forma natural, o que contribui para a melhora da saúde mental e emocional. Assim, doenças emocionais como o estresse, depressão, ansiedade também podem ser evitadas com a prática de atividades físicas.

5- Controle de peso corporal

O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças. Como a atividade física promove a queima de gordura corporal, além de aumentar a massa muscular e acelerar o metabolismo, fica mais fácil manter o peso ideal e garantir uma longevidade saudável e livre de doenças.

Depois de saber os benefícios dos exercícios físicos para ser um idoso mais saudável, por que deixar a atividade física para amanhã? Calce seu tênis, vista uma roupa confortável e faça seu exercício físico favorito. Pode ser desde uma simples caminhada até a prática regular de um esporte. O importante é saber que cada atitude tomada hoje vai fazer a diferença para você ter mais, ou menos, saúde quando for mais velho!

Fonte: https://christianefujii.com.br/5-beneficios-dos-exercicios-fisicos-para-a-longevidade-saudavel/

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