Treinador Gustavo Luz avalia que malhar por cinco ou dez minutos é muito melhor do que não fazer nada
Rio de Janeiro
Essas últimas semanas vieram recheadas de feriados. Será que é possível não deixá-los atrapalhar os treinos? Sim. Para muitos corredores, feriado é sinônimo de mais tempo para treinar e uma chance de descansar um pouco mais os músculos. Para essa turma, o feriado só ajuda no treinamento. Mas também tem gente, principalmente aqueles que ainda não conseguiram encontrar uma regularidade e uma rotina com os exercícios, que sofre com essa quebra de ritmo que os feriados proporcionam.
E se você está no grupo dos que estão com dificuldade, não deixe o feriado te sabotar, planeje-o. Se sabe que vai a uma festa à noite e que vai beber em um dia, não force a barra para treinar de manhã no dia seguinte, por exemplo. Reabasteça seu corpo com boa comida e água ao longo do dia, para treinar à noite. Dessa forma, as chances de se sentir com mais energia para treinar e não ficar em falta com a planilha podem aumentar e as chances de se machucar, por forçar a barra, diminuem. E quem precisa de regularidade tem que fazer de tudo para passar longe das lesões.
Quem tem o objetivo de perder peso tem que ter cuidado redobrado, pois o feriado pode proporcionar uma noite de comida e bebida farta e levar a “matar” o treino no dia seguinte. É claro que não tem problema sair da linha eventualmente, mas seja honesto com você mesmo: se não mandar bem nos treinos, fica difícil perder peso, simples assim. E se não der para treinar mesmo por causa de algum compromisso, faça uns agachamentos em casa, ou flexões de braço. Você também pode subir as escadas. Treinar cinco ou dez minutos é muito melhor do que não treinar nada.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / EuAtleta.com.
Fonte: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2020/11/06/como-evitar-que-os-feriados-atrapalhem-os-treinos.ghtml