Nesse momento de reclusão em função da pandemia de Covid-19, as bicicletas ergométricas e de spinning tornaram-se grandes aliadas para manter-se ativo em casa. Afinal, pedalar contribui para melhorar os condicionamentos físico e cardiovascular e permite realizar um treino com alto gasto energético e estímulo muscular. No entanto, é preciso escolher o equipamento certo para não correr o risco de deixar a bike de lado, sem cumprir a sua finalidade. Nada de transformar bicicleta ergométrica em cabide! O prejuízo não é financeiro, apenas. É um desperdício de todo o potencial de benefícios que elas oferecem para o corpo. Por isso, o EU Atleta conversou com o conselheiro do Conselho Federal de Educação Física (Confef) Eduardo Netto, que explica o que deve ser levado em conta ao comprar bikes ergométricas ou de spinning. Mestre em motricidade humana e pós-graduado em fisiologia do exercício, Netto destaca as principais características dessas bicicletas e para qual perfil de usuário cada modelo pode ser mais indicado. E faz um importante lembrete: para um melhor resultado com as bicicletas para uso indoor, sejam elas ergométricas ou de spinning, é recomendável contar com o suporte de um profissional de Educação Física.
– A falta de orientação profissional pode tornar o exercício ineficiente e, na maioria das vezes, acarretar no seu abandono. Assim, todo o investimento será jogado fora. Fica uma dica: procure sempre a orientação de um profissional de Educação Física, que poderá prescrever o exercício de acordo com suas necessidades e expectativas – sugere Netto, que também é sócio-diretor técnico da rede de academias Bodytech.
Benefícios das bikes ergométricas e de spinning
- Melhora dos condicionamentos físico e cardiovascular e, consequentemente, da saúde;
- Alto gasto calórico. Dependendo da duração e intensidade do treino, podem oferecer esse benefício. Em média, uma mulher de 55 kg pode ter um gasto aproximado de 300 kcal a 350 kcal em cerca de meia hora de pedalada. Por isso, são uma ótima opção para obter um gasto energético em um método de emagrecimento, que deve combinar restrição calórica e exercícios físicos;
- Estímulo muscular. Os principais grupamentos musculares atuantes ao utilizar essas bicicletas, independente de serem verticais, horizontais ou de spinning, são: quadríceps, glúteos, posteriores de coxa, panturrilha e iliopsoas.
Confira as orientações que preparamos com o apoio do profissional de Educação Física para ajudar você a escolher a bike certa para pedalar dentro de casa.
Dicas introdutórias
- De uma forma geral, bikes ergométricas e de spinning são indicadas para qualquer pessoa que esteja apta a realizar exercícios físicos, incluindo quem quer abandonar o sedentarismo. No entanto, ao escolher o modelo de bicicleta vale considerar a experiência e o objetivo de quem vai usá-la. Ciclistas amadores ou profissionais podem tirar mais proveito das de spinning, enquanto as ergométricas são recomendadas para quem busca condicionamento físico;
- Independentemente do tipo ou do modelo, todas essas bikes têm uma limitação de carga. Na maioria das vezes, é de aproximadamente 150 kg.
Tipos de bikes e indicação
- Ergométricas vertical e horizontal
Características: envolvem a realização um movimento cíclico com zero impacto, aumento progressivo de carga e, por serem estacionárias, segurança. Ambas trabalham os mesmos grupamentos musculares. O que as difere é a posição adotada e o fato de que, na horizontal, a pessoa não conta com a ajuda da ação da gravidade ao pedalar. A maioria dos modelos conta com programas de treino já instalados e permite monitorar a frequência cardíaca e, portanto, a intensidade do exercício. Também fornecem uma estimativa de gasto calórico. Dependendo do modelo, há outras particularidades, como interação com percursos e até mesmo TV.
Para quem são indicadas: qualquer pessoa que esteja apta a praticar exercícios. Por permitirem realizar ajuste de cargas, são indicadas, inclusive, para atletas. No caso das horizontais, garantem uma maior estabilidade para a coluna. Dessa maneira, proporcionam mais segurança a quem apresenta algum tipo de restrição por conta de lesões ou falta de mobilidade na coluna vertebral, por exemplo. Além disso, as bikes ergométricas horizontais oferecem mais conforto para pessoas idosas e grávidas.
- Spinning
Características: esse tipo de bicicleta foi concebido para que atletas e esportistas de ponta pudessem seguir praticando esportes em casa durante o inverno ou em caso de mau tempo. Trata-se do modelo que mais se assemelha às bikes outdoor. Contando com uma correia de resistência variável, o equipamento permite ajustar a intensidade do esforço e realizar inúmeros estímulos. Dessa maneira, é possível replicar variações similares às diversas modalidades de ciclismo. O praticante pode simular percursos de subidas, descidas e trechos com aceleração ou até mesmo corridas contra o relógio.
Pontos de atenção: as bicicletas de spinning não incluem programas pré-elaborados, como a maioria dos modelos ergométricos. Isso pode ser uma desvantagem para quem não tem muita familiaridade com bikes. Nesses casos, a prescrição de treinos por profissional é essencial. Além disso, é necessário pedalar sempre com alguma carga. Caso contrário, há o risco de lesões.
Para quem são indicadas: por serem o tipo de bike mais semelhante às outdoor, são as mais recomendadas para os amantes do ciclismo e atletas de ponta. Porém, podem ser utilizadas por pessoas de todos os níveis, incluindo quem está sedentário.
Tipos de resistência
Esse é o mecanismo que está por trás do movimento e controle da intensidade do pedal. Ao escolher entre as resistências mecânica e magnética, alguns aspectos devem ser considerados para orientar a decisão.
Magnética:
- É mais silenciosa;
- Proporciona mais precisão no ajuste da carga;
- Bikes com esse tipo de resistência têm custo mais elevado.
Mecânica
- Faz mais barulho ao pedalar;
- Pode não ser tão assertiva quanto a magnética no ajuste da carga;
- Demanda mais cuidado com a manutenção;
- Bikes com resistência mecânica são mais baratas.
Fonte: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/bicicleta-ergometrica-ou-de-spinning-como-escolher-o-modelo-certo.ghtml